quinta-feira, 23 de abril de 2009

Paris - Viagem relâmpago

Saí do trabalho às 16:00, cheguei a Londres às 19:00, fiz check-in, jantei e entrei para o autocarro... à entrada olhei para o motorista e tive um forte pressentimento que ele era português.

Esscolhi um assento confortável, tirei a almofada e o cobertor e comecei a tentar adormecer... entre umas dormitadelas lá chegámos a Dover. Claro que tivémos de sair para mostrar o passaporte e quando ia a voltar para o autocarro ouço o motorista “ahh tens mesmo cara de portuguesa” ao que eu respondo “engraçado, também tem mesmo ar de português” e lá começámos na conversa... ele ainda tentou convencer-me a ficar lá à frente para irmos no conversê mas valores mais altos se levantaram e tive de dizer que dormir era mais importante!

De Dover a Calais fomos de ferry e este foi o meu troço preferido... arranjei um banquito confortável na área das crianças onde me consegui esticar e dormir umas duas horitas... por pouco não perdia o autocarro...

Calais a Paris foi feito a dormitar, já com as costas meios maçadas... mas às 5:30 acabou-se a papa doce... o autocarro chegou e foi ter de procurar metro, bilhetes etc... por volta das 6:00 já andava pelas ruas desertas de Paris com o mapa do metro e autocarro na mão, completamente à descoberta... passei por uns jardins muito giros, uma rua com fruta enfeitada em bancas e um edifício muito giro... “ai isto sim é boa vida” continuei por ali a for a até chegar ao Louvre... bem, que edifício grande e bonito!


Pão francês anda por cima de toda a folha!
Museu do Louvre - Bonito por fora, por dentro a visitar numa próxima vez ;)
Paisagem sobre o rio Sena

A Catedral de Notre Damme

Continuei pelo Jardin de Tulière para o Obelisco e os Campos Elíseos. Achei melhor parar por ali senão via Paris antes que a Cris chegasse... então voltei-me para a Notre Damme, o Colégio de França e aquela zona... depois fui ter ao Pompidou e o Hotel de Ville onde comi um croissant e um chocolate quente! Pouco depois o ponto de encontro e lá estava a Cristina (Yupiiiiiiiiiiiiii). Dali fomos fazer a webcache de Paris e depois fomos picar o ponto do Moulin Rouge e passar um bom tempo na zona de Montmartre... Bem, é sem dúvida uma zona muito gira, onde o “amor” paira no ar... ou pelo menos na parede do amor ;)

Lá continuámos a nossa viagem até ao Arco do Triunfo, cache feita, Trocadero, cache feita com dificuldade... não é por nada, mas eu em vez de cache só vi cenas que supostamente são feitas numa casa-de-banho... além de ver pessoas de rabo ao léu... enfim! Mas a pouco Despistada lá a achou para meu alívio!

Mais umas voltinhas cache à volta da Torre Eiffel... mais umas caches em cantinhos malcheirosos - decididamente cachar em Paris tem que se lhe diga!

Volta ao Louvre e com muita pena chegou a hora do adeus :( já tou com saudades!! Quero mais!!! Quero Lisboa também a 7 horas de distância de autocarro daqui!!! Isso é que era qualidade de vida... ai que saudades!


Enfim, decido fazer a última cache malcheirosa já sozinha... e claro que o cheiro deu-me volta ao estomâgo (e não estivesse eu em Paris) precisei de uma casa de banho com urgência... entrei no centro comercial do Louvre e segui os sinais para a casa-de-banho... O último sinal apontava para uma cena que parecia uma entrada de spa... decidi continuar a ver se as casas-de-banho eram mais à frente... quando começo a ver papel higiénico colorido. Decidi então perguntar se a casa-de-banho era ali:

  • Estou à procura da casa-de-banho!

  • A entrada é um euro!

  • Um eurooo?!

  • Sim!

  • Bem, mas isso é caro...

  • Ah mas pelo menos tem a certeza que está limpa.

  • Pois disso não tenho mesmo dúvidas, enfim, tome lá o euro... mas realmente por este preço bem que podem comprar muito papel higiénico colorido!


Eu acho que o homem deve ter ficado a dizer mal dos turistas... enquanto eu decidi passar mais tempo na casa-de-banho do que o habitual só para fazer render o dinheiro!


Depois desta aventura uma última viagem para ver a Bastilha e de volta aos autocarros! Desta vez mal me sentei adormeci logo e só acordei no porto de Calais. Meio ensonada lá mostrei o bilhete de identidade... a esfregar os olhos... o que motivou logo um raspanete por parte da bifa que queria ver bem a minha cara... (xiça que são mesmo lixados, uma pessoa já nem pode ter sono).

Dentro do ferry não encontrei um lugar tão bom mas lá me arranjei... a 20 minutos da chegada acordo com dores nas costas... o raio da parva que se sentou ali ao lado e me foi empurrando até estar em posição fetal... ainda lhe dei com os pés e conquistei mais uns centímetros... Já em Dover tivémos de mostrar a bagagem... como reparei que havia ali uma salinha de espera confortável e com banquinhos bons para dormir decidi pedir ao motorista que me deixasse ficar por ali em vez de ir para Londres... mais uma vez ele era português e ficou bastante admirado com a minha abordagem em português... mas eu estava confiante que não ia errar... quem mais é que punha um jogo de futebol em português na rádio do autocarro? Ainda estive para perguntar quem ganhou mas estava com tanto sono que nem percebi quem estava a jogar... com sorte percebi que o relato era em português- taditos dos bifes e dos francieus...

Ele lá me deixou ficar e eu dormi mais 1h30 descansadita ali... depois 30 minutos a pé até ao comboio, 30 minutos a dormir no comboio, chegada a casa às 7h... dormir até às 8h30 na caminha sweet caminha, banho (já devia estar cheirosa já) e ala que se faz tarde!

Chegada ao trabalho mais fresca do que uma alface (com estas mudanças de transporte todas ainda deu para dormir o suficiente) surpreendi todas as pessoas que me esperavam rezingona, com ar de morta para estar sorridente, coradinha e cheia de energia... tal como expliquei, foram as energias positivas da Cristina e a alegria por estar com ela que me recarregaram as energias....

... Portanto durante uns tempos é muito sorriso!!




1 comentário:

Cris disse...

Grande aventura, realmente. Pela parte que me toca agradeço muito lá teres ido. Gostei imenso de estar contigo mas mais uma vez, na tua companhia, o tempo passa a voar e pouco tempo depois de nos reencontrarmos, já nos estávamos a despedir :(
Beijinhos e até à próxima.
PS - Que tal uma viagem relâmpago ao México ;) Será que também têm autocarro para lá :P