segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mais uma lição...

Depois de três semanas tão intensas como estas estava mesmo a precisar de algo como um sundae de chocolate! É pena não me poder sentar, mas os aeroportos têm falta de cadeiras e caixotes do lixo...
Estou mesmo feliz? Não sei... estou contente pelo meu trabalho ter sido reconhecido... ou pelo menos é assim que encaro o facto de fazer parte dos 75% que ficam...
É que há duas semanas atrás todos recebemos um email a avisar que íamos ter uma reunião com a directora do centro de investigação onde trabalho. Nesta reunião, depois de uma primeira parte de balelas lá ouvimos aqueilo que toda a gente sabia mas não queria ouvir.

Redução de custos---> Redução de pessoal

No dia seguinte cada um teve uma reunião com o seu respectivo chefe. Alguns ficaram automaticamente sem emprego, outros ficaram com o emprego assegurado e outros como eu e a maioria dos meus amigos ficaram naquilo a que eles chamaram de "piscina de talentos". E assim começou o martírio...

A motivação/alegria de trabalhar foi-se esvaíndo e uma melancolia intalou-se... eu acho que o grande problema para mim nem era ficar sem emprego... O grande problema era saber que as coisas iam mudar... e que era o fim do mundo como eu o conhecia! I.e., algumas pessoas com que eu partilho a minha vida iam seguir em caminhos diferentes e quer eu ficasse quer fosse as coisas iriam mudar assim subitamente!

Eu sei que isto pode acontecer e vai acontecer a qualquer momento... porque o mundo não pára de girar e eu também não estou à pensar ficar a contar as vezes que a terra gira à volta do sol mas... acho que desta vez fui atingida pelo inesperado... atingida por algo que não pedi e ninguém pediu... algo que me assustou e que assustou as pessoas que me rodeiam.

Ao mesmo tempo esse inesperado atraíu-me de uma maneira muito menos esperada... A verdade é que eu até gosto de desafios... ora ficar desempregada neste momento seria um grande desafio... e também uma boa oportunidade de recomeçar tudo de novo! Uma oportunidade de poder estar com algumas pessoas mais tempo! Juntando a isso uma indemnização bastante boa.... enfim! Mas é sempre um risco! E neste turbilhão de pensamentos e sentimentos deixei de querer saber... já não sabia bem o que queria e portanto deixei as coisas na mão do destino... com aquela melancolia... porque ao fim ao cabo também não havia nada mais a fazer senão esperar!

Mas queria esperar mais... não queria ter de saber na véspera da minha tão ansiada viagem a Praga! Mas o que tem de ser, tem de ser com muita força e na 5f à tarde recebemos todos um convite para uma reunião com o nosso respectivo director e de manhã começou o show "Pfizer got talent".

9:15 - A minha amiga fica! :D:D:D:D:D:D
9:40 - 2 pessoas que conheço também ficam
10:00 - Duas amigas ficam. Uma outra rapariga que costuma almoçar connosco sai!
10:30 - Um amigo fica!
10:45 - Uma amiga vem a chorar e desaparece. Um amigo vem, não responde às minhas mensagens e desaparece. Não posso acreditar... não posso mesmo!
11:40 - Uma amiga fica! Uff
12:00 - Eu... Fico! :):(:s:o
12:05 - Uma amiga fica, outra rapariga também fica

Almoço, como é óbvio não fiz nadica o dia todo a não ser stressar! Corro para o comboio. Na plataforma encontro uma colega que também fica!

A meio da viagem recebo a confirmação que uma amiga também fica :)

No final a maioria dos meus amigos vão ficar... Mas na próxima semana ainda vou saber se 3 outras amigas vão ficar... torço para que fiquem... e ficarei mesmo desvastada se isso não acontecer...

E agora? Estou feliz?

- Sim! Os meus melhores amigos (até agora) ficam e o meu trabalho foi reconhecido!

Mas estou mesmo feliz?

- Como é possível estar verdadeiramente feliz depois disto tudo? Além de que o período de segurança absoluta está longe, muito longe!

Quando vimos na televisão notícias de empresas que fecham, trabalhadores que carregam nas suas lágrimas anos de dedicação a uma empresa será que percebemos realmente como é que eles se sentem? Como é não ter dinheiro para pagar a renda, a comida no frigorífico, roupas para os filhos etc etc? Como é de repente não ter dinheiro para essas coisas essenciais?

Bem... eu posso dizer que tenho uma ideia... não tenho casa, filhos, etc... mas quase que fiquei sem emprego... e esse sentimento de possível perda não é nada fácil!! Nada mesmo!

É triste... é verdade! Mas pelo menos aprendi mais uma lição muito cedo na vida... e mais uma vez me sinto afortunada pela vida me ensinar tanta coisa... de, a cada dia que passa, ir aprendendo tanto! Porque é sim os problemas que nos tornam mais fortes... mais aptos a lidar com situações difíceis! E também a ter mais sucesso! E com o passar do tempo os problemas vão parecendo mais fáceis de ultrapassar, porque há sempre uma luz no fundo do túnel para quem tem coragem para a procurar ;)

1 comentário:

Ju disse...

Gostei mt de perceber que atinges equilíbrios seja que situação fôr e da racionalização de tds os teus receios...isso é força e coragem!